As Empresas Brasileiras querem sair da crise, mas entenda o que realmente acontece com a economia do País…
A economia brasileira quer se levantar, mas vamos analisar o seu atual estado e o motivo dessa recessão.
O ano de 2015 foi negativo, com recorde de piores resultados da economia brasileira, contas do governo, aumento da inflação, empobrecimento, geração de empregos.
A Petrobrás por exemplo, é responsável por mais de 10% do total dos investimentos no Brasil, mas teve que reduzir sua previsão de produção, consequentemente reduzindo a renda do governo brasileiro. Sem governabilidade e sem confiança, não existe investimento. Falta de investimentos em infraestrutura, causa perca de competividade. Falta planejamento a longo prazo (macro). A desestruturação da economia prejudica os setores da educação, da saúde e da segurança pública. Se depender apenas do setor privado sem a competência do governo o país não desenvolve. A falta de credibilidade do governo com tantos escândalos de corrupção e impunidade gera ainda mais desconfiança.
Corrupção reduz confiança. O Governo falha em infraestrutura e fiscalização. Existe um sistema subdesenvolvido com hábitos políticos de curto prazo por parte do Poder Executivo.
Ao long do tempo, o Brasil deixa de usufruir o benefício de reformas macroeconômicas a fim de se encaminhar para a modernização que estimula o crescimento econômico. A economia brasileira ainda é muito fechada para o exterior somando apenas 20% do PIB.
Os investimentos caíram, junto com abertura de novas empresas. Bens e serviços. estão sendo menos produzidos.
A indústria encolheu apesar dos pacotes de estímulo por parte do Governo que aumentou as alíquotas de importação de produtos estrangeiros:
- Sapatos,
- Pneus,
- Vidros,
- Máquinas,
- Automóveis,
- Calçados,
- Brinquedos, etc.
O nivel de confiança dos empreendedores e de consumidores despencou por causa do estado atual da economia e o seu futuro.
O Governo atrapalha ao simplesmente não ser claro quanto às suas políticas.
Algumas considerações de como melhorar a nossa economia
Apesar de todos esses problemas econômicos, investidores estrangeiros mantém uma certa confiança na
economia brasileira por manter expectativas otimistas, pois afinal, o Brasil é um grande exportador de mercadorias, principalmente produtos agrículos, minerais e manufaturados. Existe otimismo e esperança de que uma hora “saímos dessa” crise.
Mas para isso, o Brasil precisa levar a sério os fatores e caminhos para o seu crescimento. Podemos citar o aumento da eficiência dos gastos governamentais e usar os recursos para resolver os gargalos financeiros. O sucesso pode ser adquirido com a qualidade da educação e novos talentos. Para aumentar a competição é necessário eliminar corrupção com “privilégios” de firmas designadas e dar chance a novas firmas inovadoras (www.neovora.com.br).
É necessário ter uma implementação, um monitoramento e uma cooperação efetiva entre o governo e as empresas.
É preciso enfrentar a desigualdade de renda e patrimônio, “uma das mais elevadas do mundo”.
Caso contrário, o Brazil poderá perder novamente outra chance de desenvolvimento e crescimento se não capitalizar o seu crescimento populacional.